OBS #6: Tente não ficar triste.

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     Eu não tenho grande conhecimento em Psicologia, então pode ser um erro escrever isto aqui. Acontece que já passei por momentos de tristeza inexplicável em minha vida – e quando digo “inexplicável”, é porque não havia motivo aparente, de fato.

     Conheci muita gente que desabafou comigo sobre sentir angustiada dessa forma – algumas vezes confessaram sentir até desejo de morte.

     Muitas de minhas amigas foram diagnosticadas desde muito jovens com algum problema psicológico. Sem entrar na discussão se estes “rótulos” são válidos, pensei em escrever algumas dicas que podem ajudar a melhorar.

(A questão sobre “rótulos”: por favor, não me levem a mal; conheço muita gente que pensa em “nomes” como o problema do século, no sentido de “ah, hoje em dia tudo tem rótulo”. Sei que isso pode acontecer porque hoje temos um conhecimento mais amplo do que acontece conosco. Não estou questionando nada. Como disse no início do texto, não sou estudiosa dessa área.)

     1-) Reveja seus relacionamentos

     Algumas pessoas à sua volta podem estar lhe fazendo mal sem que você perceba. Sua família, parceiro ou parceira, amigos… Eles podem fazer com que você não se sinta importante de alguma forma. Às vezes não estão lhe dando o apoio que você precisa. Se for o caso, tente conversar com essa pessoa: pode ser que nem ela perceba o que está lhe causando.

     2-) Não se auto-sabote

     Se estiver muito introspectiva, pode passar muito tempo com pensamentos negativos. Isso só irá piorar a situação. Tente não se cobrar tanto também! Você não vai conquistar tudo de uma vez. Não foque tanto no objetivo, e sim nas etapas que precisa cumprir. Não adianta planejar tanto; nem tudo sai como você espera.

     3-) Faça algo novo

     Tente se distrair um pouco – isso vai evitar que passe tanto tempo pensando em coisas negativas. Saia para lugares novos, ou tente assistir novos filmes e séries, ouvir novas músicas. Se puder se matricular em um curso, faça isso! Aprender algo novo vai fazer com que se sinta vitoriosa.

     4-) Não se obrigue a nada

     Claro que todas temos obrigações e prazos, mas VOCÊ não deve se obrigar a nada. Se preferir ficar em casa vendo um filme e não quiser sair com amigos, fique em casa! Não se sinta culpada por gente (egoísta) que pensa que é obrigação sua estar de corpo presente em todos os momentos. Outra coisa: não ature gente chata. Você já é obrigada a aturar gente chata no trabalho, não precisa fazer social com mais gente assim.

     Sei que essas dicas são um tanto simplistas e infantis, mas escrevi isso tentando me ajudar um pouco. A tristeza faz parte de nós, mas passar muito tempo assim pode ser um atraso em sua vida – experiência própria. Espero ter ajudado alguém.